sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013


Auriculoterapia


O que é a auriculoterapia?
Trata-se de um método diagnóstico e terapêutico que tem o objectivo de aliviar a dor e curar o corpo intervindo sobre a orelha.
Em prática aplicam-se na orelha agulhas seguindo uma espécie de mapa, no qual cada ponto particular corresponde a um determinado órgão do corpo. Este método parece ser capaz de melhorar a resposta do organismo a algumas perturbações funcionais e de reforçar as suas defesas. 
A auriculoterapia era já usada pelos antigos egípcios e, desde o século IV a.C., também na China. Na sua forma moderna foi introduzida há cerca de quarenta anos atrás pelo médico francês, o Doutor Paul Nogier, que juntamente com outros estudiosos elaborou uma terapia com base na exististência na orelha de pontos de correspondência para determinadas doenças.
Sucessivamente, baseando-se em investigações realizadas por médicos europeus, chineses e americanos, se acabou por redigir um mapa pormenorizado da orelha, hoje utilizados pelos auriculoterapeutas de todo o mundo.

Quais são as indicações da auriculoterapia?
Os campos de aplicação da auriculoterapia são muito diferentes entre eles: segundo os seus apoiantes, esta técnica consentiria, entre outras coisas, em aliviar a dor, mas seria igualmente eficaz contra as perturbações do sistema neurovegetativo e contra o tabagismo, para além de potenciar o efeito de numerosos medicamentos.

Quais são os limites da auriculoterapia?
A auriculoterapia não é capaz de curar as doenças orgânicas, mas pode ser usada em caso de perturbações funcionais e de dores. É oportuno recordar que - como para outras medicinas naturais - muitos atribuem os seus efeitos a mecanismos de auto-sugestão e à indução do relaxamento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário